Tradutor
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Janeiro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário


História da Honda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

História da Honda

Mensagem  Convidado em Fevereiro 26th 2016, 18:16




História da Honda, do Sr. Soichiro Honda (Japão)


Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão,  o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.


Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas! Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções".
Aos 16 anos, Honda vai para Tóquio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina. Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa ! Honda pôde começar a sua vida excêntrica. Construiu um barco de corrida e um carro muito potente, com motor de avião American Curtiss Wright.
Sempre metido em todo tipo de competição, certa dia , num rali de velocidade, com um Ford incrementado, Honda sofre grave acidente, ficando 18 meses em recuperação !  Isso feriu um pouco seu ímpeto de "playboy", fazendo encarar a vida com mais seriedade.

Nos bons tempos das competições

Já com 30 anos, decide fabricar peças ao invés de consertá-las, e começa a fabricar segmentos para pistões.  Mas fabricar não era tão fácil como pensava, e apesar da estrutura ( 50 funcionários e sede própria), Honda passou por um período muito difícil.  Seus recursos quase acabaram.
Depois de muita pesquisa, Honda descobre (com a ajuda de um antigo professor) o que faltava na liga dos segmentos: o silício!
Finalmente, mo final de 1937, a "Tokai Seiki Heavy Industries" começa a fabricar segmentos de qualidade e se torna novamente (muito) rentável.


Honda decide estudar mais os metais e entra no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: "Diploma ? Isso vale menos que um ingresso de cinema. O ingresso lhe garante a entrada no cinema pois você pagou, e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele ... "  (em suas empresas, as pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução).
Na época da 2ª guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir o que restara dos bombardeios.
A rendição do Japão se dá quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações. Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota ,que era cliente de seus segmentos. Um pouco desiludido, Honda fica um tempo fora do circuito, gastando parte do dinheiro da venda na "vida boa".
Mas , ambicioso e predestinado, em outubro de 1946, cria o Instituto  de Pesquisas Técnicas Honda , no centro de Hammamatsu.
O Japão após guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores.


O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendos rapidamente, e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tanto, que em setembro de 1948, era fundada a Honda Motor Company.
O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina, e fazia muita fumo.

A "Chaminé" modelo A

Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , que seria chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho). A avó de todas as Hondas!
A partir daí, a história de Soichiro se confunde com a própria história da Honda!  Sua competência e genialidade, sempre a frente dos negócios, e sempre dinâmico, fizeram da Honda a maior industria motociclistica do mundo.



Soichiro e seu inseparável amigo e sócio Fujisawa

Soichiro parecia que nunca estava satisfeito, e sempre incentivou as pesquisas, o que levou a Honda a participar de competições de motos e carros, invariavelmente com incrível sucesso.
Empreendedor, fabrica carros, motos, geradores, motores de popa, máquinas agrícolas e muitos outros produtos, mas sempre sob sua batuta.
Soichiro Honda não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas.
Infelizmente, nada é eterno...  Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos sérios problemas hepáticos, e deixa, aos 84 anos, o mundo do motociclismo orfão. Foi uma vida inteira dedicada aos projetos audaciosos.
No final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do Século", aliás, um título prá lá de justo. Graças ao seu sonho e sua grande obra, sem dúvida, foi um grande personagem do motociclismo.



História da Honda em vídeo:


Fonte: História de marcas

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum