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Diagnóstico das velas !!!

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Diagnóstico das velas !!!

Mensagem  Convidado em Fevereiro 22nd 2016, 13:57






Diagnóstico das velas

Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspeto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
 Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc.

A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.


RESÍDUOS DE IMPUREZAS

Problema - O motor falha em altas rotações.
Aspeto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos elétrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.


RESÍDUOS DE CARVÃO

Problema - Dificuldade em pegar. O motor falha em marcha lenta.
Aspeto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
1.Ignição atrasada.
2.Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3.Filtro de ar obstruído.
4.Deficiência de energia para ignição.
5.Uso excessivo do afogador.
6.Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7.Vela de ignição muito fria.
Soluções
1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual da sua moto ou em uma tabela de velas atualizada).


CARBONIZAÇÃO HÚMIDA

Problema - Dificuldade em pegar. O motor falha em marcha lenta.
Aspeto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.
Causas
1.Segmentos ou cilindro desgastados.
2.Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
3.Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
1.Substituir os segmentos ou retificar os cilindros.
2.Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
3.Corrigir a proporção óleo/combustível.


ENCHARCAMENTO

Problema - Dificuldade em pegar, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspeto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos elétrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos elétrodos dentro das especificações.


SUPERAQUECIMENTO

Problema - O motor apresenta perda de desempenho em altas velocidades ou subidas.
Aspeto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
1.Ponto de ignição adiantado.
2.Mistura ar/combustível muito pobre.
3.Deficiência no resfriamento do motor.
4.Aperto insuficiente de vela.
5.Combustível com baixa octana.
6.Vela de ignição muito quente.
Soluções
1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
6 - Substituir as velas por tipo correto.


RESÍDUOS/ÁLCOOL

Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspeto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.


ISOLADOR QUEBRADO

Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspeto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação. Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.


PRÉ-IGNIÇÃO

Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspeto da vela - Elétrodos fundidos. Nos casos extremos, o elétrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
1.Ignição excessivamente adiantada.
2.Deficiência no resfriamento do motor.
3.Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4.Vela de ignição muito quente.
Soluções
1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
4 - Substituir as velas por tipo correto.


MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES

Aspeto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos elétrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.


FIM DA VIDA ÚTIL

Problema - Dificuldade em pegar. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspeto da vela - Folga dos elétrodos aumentada. Elétrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas


Fonte: Envenenado

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Re: Diagnóstico das velas !!!

Mensagem  Convidado em Fevereiro 22nd 2016, 14:10

Excelente tópico Morgas, as vezes nem imaginamos que o problema, pode estar numa vela...

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Re: Diagnóstico das velas !!!

Mensagem  Convidado em Fevereiro 22nd 2016, 21:21


Boa e útil partilha Morgas.
Abraço e boas curvas
::MAXI

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Re: Diagnóstico das velas !!!

Mensagem  Convidado em Fevereiro 22nd 2016, 21:28

Morgas estás uma maquina de informação util
::PALMAS ::PALMAS ::PALMAS

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Re: Diagnóstico das velas !!!

Mensagem  Convidado em Fevereiro 23rd 2016, 18:39


Bom tópico ::PALMAS

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Re: Diagnóstico das velas !!!

Mensagem  Convidado em Fevereiro 23rd 2016, 19:39

Obrigado pela partilha. O saber não ocupa lugar!!! ::lol

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Re: Diagnóstico das velas !!!

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