DownTown Club
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Fevereiro 5th 2016, 17:18





Nove distritos portugueses sob aviso amarelo
Vento e chuva forte e agitação marítima motivam alerta do IPMA


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje nove distritos de Portugal continental sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte, aguaceiros, que podem ser de granizo, e agitação marítima.

O IPMA colocou os distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento, que nas terras altas será de sudoeste com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora e também de precipitação dado que são esperados aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo.
O aviso nestes quatro distritos vai vigorar entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.
Já os distritos da Guarda, Castelo Branco e Aveiro vão estar sob 'Aviso Amarelo', igualmente entre as 15:00 e as 21:00 de hoje, devido ao vento forte, dado que as previsões apontam para vento de sudoeste com rajadas de 100 Km/hora.
O distrito de Faro é o único do país que está sob 'Aviso Amarelo' para a agitação marítima, sendo esperadas, na costa sul, ondas de sueste com 2 a 2,5 metros, sendo válido entre as 12:00 e as 15:00 de hoje.
O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no Algarve e no Baixo Alentejo, e possibilidade de aguaceiros fracos no Algarve a partir da tarde.
Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve e nas terras altas das regiões centro e sul até meio da tarde e formação de geada nas regiões do interior norte e centro.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e no Porto vão oscilar entre os 07 e os 17 graus celsius, em Vila Real entre 02 e 12, em Viseu entre 03 e 14, em Bragança entre -1 e 12, na Guarda entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 18, em Castelo Branco entre 04 e 14, em Santarém entre 06 e 18, em Évora entre 04 e 14, em Beja entre 07 e 17 e em Faro entre 13 e 17.
avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Fevereiro 11th 2016, 16:40




Mau tempo. Protecção Civil alerta para cheias rápidas e deixa recomendações


Sexta (12/2) e sábado (13/2) vão ser muito chuvosos no Centro e no Norte do país. À excepção de Bragança, todos os outros distritos acima do Mondego estão com avisos da meteorologia e alertas.
Mas depois de dois dias de precipitação chega o frio.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta para a possibilidade de inundações rápidas e cheias, especialmente nas regiões do Norte e Centro, devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.
Em comunicado, a ANPC chama a atenção para a "possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água".
A Protecção Civil adianta também que as condições de saturação dos solos favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado.
O alerta surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê precipitação persistente para sexta-feira e sábado, que por vezes será forte, e agitação marítima na costa ocidental com ondas entre quatro e cinco metros, que vão aumentar a partir da madrugada de domingo.
A meteorologista Joana Sanches explicou à Renascença que, sexta-feira e sábado, a chuva vai ser forte e persistente especialmente em três distritos: Porto, Braga e Viana do Castelo.
Para os próximos dias está também previsto vento forte, chegando aos 90 quilómetros por hora no litoral e terras altas, e queda de neve acima de 1000 metros de altitude nas regiões do norte e centro, podendo ocorrer abaixo da cota de 800 metros no domingo.
Tendo em conta as condições meteorológicas, a ANPC alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundações e queda de ramos ou de árvores devido ao vento mais forte.
Como medidas preventivas, a Protecção Civil recomenda à população para adoptar uma condução defensiva e reduzir a velocidade, desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais, colocar correntes de neve nas viaturas e não atravessar zonas inundadas. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, não praticar actividade relacionada com o mar e ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira, zonas ribeirinhas e áreas com árvores são outros dos conselhos.
Ar polar vai arrefecer dias
Mas depois de dois dias de precipitação intensa, as temperaturas vão descer. Vem aí uma massa de ar polar, que fará com que o frio se instale ao longo da próxima semana.
“No domingo vamos ter uma mudança com uma descida significativa da temperatura máxima, e mínima – entre os cinco e os oito graus - queda de neve e uma intensificação do vento”.
avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  _AXE_ em Fevereiro 12th 2016, 00:06



Esperamos que domingo não chova ....


Boa info ::MFIXE



_________________________________________________________________________________________________________
avatar
_AXE_
Fundador
Fundador

Mensagens : 3551
Data de inscrição : 13/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Fevereiro 26th 2016, 10:09




Sábado pode nevar no sul do país



A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para a possibilidade de inundações nas zonas mais vulneráveis devido ao agravamento das condições meteorológicas, a partir da madrugada de sexta-feira, com queda de neve, chuva e vento muito forte.
Em comunicado, a ANPC refere que é esperado, para os próximos dias, um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência nas regiões a norte do rio Tejo, Alto Alentejo, Minho e Douro Litoral.
No aviso à população sobre as medidas preventivas, a Proteção Civil chama a atenção para a "possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis".
O alerta da ANPC surge após o contacto realizado com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, a partir do fim da madrugada de sexta-feira, descendo a cota gradualmente a partir do início da tarde para os 400 e 600.
avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Março 31st 2016, 21:20





PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO
SEXTA-FEIRA (01/04)





PORTUGAL CONTINENTAL
Céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade por nuvens altas a partir da tarde. Formação de geada, em especial no interior. Acentuado arrefecimento noturno. Pequena descida da temperatura mínima. Pequena subida da temperatura máxima.

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES
No Grupo Ocidental e Central, períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros. No Grupo Oriental, céu muito nublado, com abertas a partir da manhã. Períodos de chuva durante a madrugada, passando a aguaceiros.

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Períodos de céu muito nublado.

avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Abril 8th 2016, 23:05




Autoridade Nacional de Proteção Civil·Sexta-feira, 8 de Abril de 2016


1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e, de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo IPMA, salienta-se para os próximos dias, a probabilidade de ocorrência de :
•Queda de neve acima de 800/1000 metros de altitude nas regiões norte e centro com maior incidência nas serras do Gerês, Montalegre, Montesinho, Montemuro, Marão e Estrela, durante a manhã e no final da tarde de domingo e novamente na segunda-feira.
•Vento forte de sudoeste com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e até 110 km/h nas terras altas, nas regiões do norte e do centro, no domingo, diminuindo gradualmente a partir de segunda-feira.
•Agitação marítima com ondas de Oeste-Noroeste com 5,0 metros de altura significativa na costa ocidental das regiões do norte e centro a partir da manhã de domingo.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
•Condicionamento e/ou encerramento de vias de circulação devido à queda de neve;
•Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
•Danos em estruturas montadas ou suspensas;
•Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
•Possíveis acidentes na orla costeira;
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
•Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;
•Transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;
•Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
•Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
•Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima;
•Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança;
•Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
•Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.
avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Abril 22nd 2016, 22:07





Vamos ter uma pequena subida da temperatura máxima.



avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Maio 13th 2016, 10:41




Chuva só dá tréguas no fim de semana. Temperaturas sobem no domingo.

A chuva vai continuar a afetar o território do continente até domingo, altura em que se prevê uma subida da temperatura máxima entre 7 a 10 graus Celsius em algumas regiões, adiantou a meteorologista Ângela Lourenço.

Em declarações à agência Lusa, a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que o território do continente vai continuar com ocorrência de precipitação, sendo que hoje ainda pode ser forte, em especial nas regiões centro e sul e em especial até ao final da tarde.

"As trovoadas também vão aparecer hoje, aliás, já estão a ocorrer em algumas regiões do sul e sobre o mar perto da região de Lisboa. Esta situação de instabilidade vai continuar ao longo do dia", disse.
De acordo com Ângela Lourenço, espera-se que, a partir da tarde, exista uma diminuição da intensidade e da frequência da precipitação.

"Hoje [sexta-feira] espera-se que os aguaceiros sejam fracos a moderados, vamos ter também vento a soprar de noroeste um pouco mais tenso nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima no sul e região centro", salientou.

Quanto ao fim de semana, a especialista realçou que vai ser "melhor, mas ainda com precipitação".

"O fim de semana vai ser de melhoria gradual ainda com algumas nuvens e a precipitação, apesar de ser cada vez mais fraca, ainda pode surgir, mais no sábado do que no domingo. Relativamente às temperaturas até sábado, vão subir ligeiramente", disse.

Segundo Ângela Lourenço, as temperaturas máximas "vão subir mais significativamente no domingo", entre 07 a 10 graus Celsius em algumas regiões do país.

"A subida mais significativa será no domingo. Estamos a prever neste dia na região sul e Alentejo temperaturas máximas da ordem dos 24/25 graus", disse a especialista, acrescentando que as mínimas vão manter-se entre 12 e 14 graus no sul e litoral e entre os 07 e os 09 nas regiões do interior norte e centro.

Quanto ao início da próxima semana, a previsão do IPMA aponta para tempo seco, sem precipitação.

"Para segunda e terça-feira tudo aponta para que seja tempo seco sem precipitação, mas em meados da próxima semana há uma tendência para que a precipitação regressar, mas com um grau de incerteza ainda muito elevado", disse.

Ângela Lourenço sublinhou ainda que a tendência de subida da temperatura máxima vai manter-se no início da próxima semana, prevendo-se dias "quentes, mais parecidos com a primavera e verão".
avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  pjmartinho em Maio 13th 2016, 19:17

O tempo, este ano, anda como dinheiro no bolso da maioria dos Portugas... anda mal!
avatar
pjmartinho
MEMBRO
MEMBRO

Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 49
Localização : Sesimbra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  _AXE_ em Maio 13th 2016, 21:33

pjmartinho escreveu:O tempo, este ano, anda como dinheiro no bolso da maioria dos Portugas... anda mal!


::lol ::lol ::lol ::lol ::lol ::lol ::lol


Essa foi boa ::MFIXE


No ano passado acho que para o caminho do trabalho (logo de manhã) poucas ou nenhumas vezes tive de vestir o impermeável, mas este ano ja perdi a conta ...

Embora ache que o pessoal tbm se vai queixar do SOL no Verão


Boas curvas

_________________________________________________________________________________________________________
avatar
_AXE_
Fundador
Fundador

Mensagens : 3551
Data de inscrição : 13/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Maio 14th 2016, 12:49



Para este fim de semana, períodos de céu muito nublado, com aguaceiros fracos e pouco frequentes. Aproveitem!


avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  _AXE_ em Maio 14th 2016, 13:59



Imagem muito fixe ::MFIXE



_________________________________________________________________________________________________________
avatar
_AXE_
Fundador
Fundador

Mensagens : 3551
Data de inscrição : 13/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Maio 17th 2016, 21:14




::FESTA





PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO
QUARTA-FEIRA (18/05)

PORTUGAL CONTINENTAL
Céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro até ao final da manhã. Possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral das regiões Norte e Centro. Pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro. Na região de Lisboa, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã. Na região do Porto, céu em geral muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do final da manhã. Possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal.

avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Maio 22nd 2016, 22:09




PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO
SEGUNDA-FEIRA (23/05)



PORTUGAL CONTINENTAL
Períodos de céu muito nublado por nuvens altas. Pequena descida da temperatura mínima. Subida da temperatura máxima.

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros.

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Períodos de céu muito nublado.



avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Maio 23rd 2016, 21:47





PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO
TERÇA-FEIRA (24/05)




PORTUGAL CONTINENTAL
Céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas até ao início da manhã. Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões Norte, Centro e Alto Alentejo. Pequena subida da temperatura mínima. Pequena descida da temperatura máxima. Na região de Lisboa, céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas até ao início da manhã e a partir do final da tarde. Períodos de chuva fraca durante a manhã. Na região do Porto, céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas até ao início da manhã. Períodos de chuva a partir do início da manhã. Pequena subida da temperatura máxima.

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES
No Grupo Ocidental, períodos de céu muito nublado por vezes com abertas. Aguaceiros fracos. No Grupo Central, períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros, geralmente fracos. No Grupo Oriental, períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros fracos.

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Períodos de céu muito nublado. Possibilidade de aguaceiros, em geral fracos. Pequena descida da temperatura máxima. Na região do Funchal, períodos de céu muito nublado.



avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Maio 25th 2016, 20:47





PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO
QUINTA-FEIRA (26/05)





PORTUGAL CONTINENTAL
Céu com períodos de muita nebulosidade. Possibilidade de aguaceiros fracos durante a manhã e até meio da tarde. Possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal. Pequena descida da temperatura mínima nas regiões do litoral Norte e Centro. Na região de Lisboa, céu com períodos de muita nebulosidade. Possibilidade de aguaceiros fracos até ao início da tarde. Na região do Porto, céu com períodos de muita nebulosidade. Possibilidade de aguaceiros fracos até ao início da tarde.

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES
No Grupo Ocidental, períodos de céu muito nublado com boas abertas. Aguaceiros fracos, especialmente na madrugada. No Grupo Central, períodos de céu muito nublado com boas abertas. Aguaceiros. No Grupo Oriental, períodos de céu muito nublado com boas abertas. Aguaceiros.

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Céu com períodos de muita nebulosidade. Aguaceiros, em geral fracos. Na região do Funchal, céu com períodos de muita nebulosidade.
avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Morgas em Maio 28th 2016, 09:01






Os companheiros que se dirigem para Avis há um ditado muito antigo "Depois da trovoada vem o bom tempo".
avatar
Morgas
Ex. Moderador
Ex. Moderador

Mensagens : 1630
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aviso aos motociclistas ... - TEMPO -

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum