Tradutor
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Abril 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário


Beleza traiçoeira

Ir em baixo

Beleza traiçoeira

Mensagem  Convidado em Dezembro 7th 2015, 18:46

A estrada onde mais circulo todos os dias está ainda mais linda nesta época do ano, cheia de flores, de cor amarelo vivo, todos adoram olhar para o manto que se estende desde um lado ao outro da estrada, porém esta é uma beleza traiçoeira.
Estas flores provêm de umas árvores protegidas que existem, ao longo de toda esta rua, tem o nome comum de acácia draco, cuja denominação científica é Tipuana tipu, e são originárias da Argentina e da Bolívia. Conheça a árvore e conheça a beleza traiçoeira que as flores possuem.
Conhecendo a árvore,
Trata-se de uma árvore de folha caduca e é muito comum na Madeira, sendo possível visualiza-la desde o nível do mar até mais de 600 metros de altitude na costa sul, na costa norte da ilha não é tão comum, devido ao clima mais frio dessa encosta.
É uma espécie de árvore usada essencialmente para efeitos decorativos, devido à beleza, forma e profusão das flores, muito coloridas e também pela sombra que proporciona. As flores estão dispostas em grupos, formando aglomerações idênticas a cachos, são de uma cor amarela muito chamativa, as pétalas são enrugadas
Aquando da floração toda a copa da árvore fica coberta de flores, que pouco a pouco vão caindo, e são milhares, cobrindo o pavimento com um bonito tapete amarelo. O fruto consequente é uma cápsula com uma só semente e uma membrana em forma de asa que lhe permite ser mais facilmente levada pelo vento, descendo em rotação para o solo.
Limpeza urbana,
Mas as flores cuja beleza tanto chama a atenção, também criam os seus problemas, devido à quantidade e à cobertura que conseguem, tanto do asfalto, como do passeio, provocam uma falta de aderência geral, criando problemas tanto a automóveis como a peões.
Cientes deste fato, durante os dias úteis, os funcionários da camara municipal procedem à varredura das superfícies, quase todos os dias, nos picos de floração, que ocorre de junho a agosto, e em menor número de dias nos outros períodos adjacentes.
A grandiosidade das árvores é facilmente identificável e visível no Google Maps, apesar de serem imagens datadas de Novembro de 2009, um dos anos onde ocorreu uma das maiores podas dos ramos inferiores e um desbaste significativo do volume das copas na primavera, as arvores não deixam de ser imponentes
Estas árvores estão mais adaptadas, até pela sua origem, aos locais mais quentes, o seu crescimento é muito rápido e atinge grande desenvoltura rapidamente. No Funchal, as ruas mais conhecidas que são ornamentadas por esta espécie são a Rua Pedro José de Ornelas, também vulgarmente conhecida como Pena e a Avenida Zarco.
A Beleza traiçoeira,
As viaturas que circulam nestas vias, geralmente, têm problemas quando existe ainda humidade no chão devido ao sereno acumulado durante a noite que, junto com as flores, cria uma camada resvalante que reduz o atrito dos pneus com o alcatrão, provocando geralmente só sustos para os condutores que estreiam o tapete de flores.
Nos fins de semana vejo muitos turistas, e locais também, a fotografar este cenário magnífico, porém, também já vi diversos casos de pessoas que circulando no passeio escorregam e caem de forma violenta no chão, tendo já ocorrido diversas fraturas,  muitas escoriações e outra lesões.
A circulação de peões nas passadeiras também é crítica ao raiar do dia, pelo mesmo motivo que o é para os automobilistas, com a agravante de nas passadeiras a tinta ser ela própria uma superfície de contacto já com o atrito reduzido por natureza e que reduz-se ainda mais com as folhas e humidade acumulada.
Porém quando o condutor é inexperiente perante este tipo de situação, ou está desatento, o calafrio porque passa quando perde o controlo momentâneo naquela rua serve para passar a ter outro tipo de atenção na condução, pois a rua tem uma inclinação acentuada, especialmente no topo da rua.


Fonte: Circula seguro

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beleza traiçoeira

Mensagem  Convidado em Dezembro 8th 2015, 09:17



Excelente tópico em que todos deveriam ler e aprender (ter conhecimento) ::PALMAS ::PALMAS ::PALMAS

Ainda hoje ha condutores, quer 2 quer 4 rodas (principalmente 2) têm pequenos contratempos, pois passam por cima dessas folhas/flores sem qualquer precaução.... depois azares acontecem...

Sejam prudentes e passem sempre com muito cuidado e o mais a direito possivel por cima destas folhas/flores principalmente de manhã ou em sitios que tenham sombra, estão mais escorregadios que papel ...

Cuidado ::LISTA ::MAXI

Boas curvas




Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beleza traiçoeira

Mensagem  Convidado em Dezembro 9th 2015, 10:34

Boas,

Essas folhas são do pior, e com água jasuxxx.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beleza traiçoeira

Mensagem  Convidado em Dezembro 12th 2015, 15:43

Boa dica ::PALMAS

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beleza traiçoeira

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum